Veja a explicação de especialistas sobre o aumento no uso da recuperação tributária no país e como essa prática tende a beneficiar financeiramente a sua empresa.
Nos últimos anos, com agravamento da economia brasileira, foi possível observar um crescimento exponencial no uso da prática da recuperação de créditos tributários.
Isso ocorreu porque houve uma rápida e urgente necessidade de utilizar a recuperação de créditos tributários para equilibrar o setor financeiro de diversas empresas.
Porque grande parte das empresas que possuem crédito ruim não possuem acesso aos serviços bancários tradicionais, que oferecem acesso facilitado a empréstimos e financiamentos.
Então a solução é buscar formas de reduzir sua carga tributária para aumentar seu poder de geração de caixa maior e tornar seus negócios mais competitivos no mercado.
O que é a recuperação de crédito tributário?
A recuperação tributária é feita com base no levantamento e por meio de uma análise minuciosa de todos os tributos pagos por uma empresa nos últimos 60 meses, com objetivo de avaliar a possibilidade de recuperação tributária de algum valor pago a mais.
Sendo possível, realizar a recuperação de créditos tributários através da restituição, da compensação e do ressarcimento.
A restituição é o procedimento mais conhecido, já que ele ocorre de forma parecida com o resgate do Imposto de Renda, onde você como pessoa jurídica deve informar o valor pago a mais e assim passa a ter direito a devolução do mesmo.
Você também pode gostar de: Pronampe: Descubra como as empresas devem fazer a adesão e solicitar seu crédito!
Como solicitar seu dinheiro de volta?
Já não é novidade a muito tempo que, no Brasil, a complexidade da legislação tributária é uma pedra no sapato do contribuinte. Como resultado, temos milhares de pessoas e empresas pagando mais impostos do que deveriam.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Impostômetro, foi apontado que aproximadamente 95% das empresas brasileiras pagam tributos indevidamente, já que aqui, a obrigação de identificar e calcular os tributos que devem ser pagos fica sob responsabilidade do contribuinte.
Devido ao grande número de erros, existe a possibilidade de recuperar os tributos que foram pagos indevidamente nos últimos 60 meses (cinco anos).
Essa prática é conhecida como recuperação de créditos tributários, sendo um direito assegurado pela legislação brasileira.
Sendo assim, todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, possuem o direito de recuperar os valores que foram pagos indevidamente, inclusive a sua!
Para isso, deve ser feito uma análise minuciosa para a identificação dos impostos, taxas e contribuições que foram pagos indevidamente ou a mais nos últimos 60 meses.
Veja os principais benefícios da recuperação tributária para a sua empresa
O planejamento tributário apesar de muito importante, não é muito praticado, o que prejudica as finanças do seu negócio, sendo que sua falta é a principal causa do pagamento indevido dos impostos e tributos.
Sendo assim, os principais benefícios da recuperação dos créditos tributários, são:
- Evitar problemas com a fiscalização;
- Redução de gastos;
- Compensação de créditos;
- Melhora o fluxo de caixa.
Quer descobrir se sua empresa pode receber dinheiro de volta com a recuperação tributária? Fale com um de nossos contadores e solicite a análise do pagamento dos seus impostos!
Referência: