Blog JML

Sua empresa precisa de feedbacks. Entenda o porquê!

Ter uma empresa é ter que lidar com expectativas, prazos, críticas, cobranças, reclamações e resultados. Muitas vezes nos esforçando ao máximo que podemos e acabamos recebendo um feedback negativo ou inferior ao que esperávamos, e por vezes acabamos nos sentindo mal, nos culpando e até se cobrando mais que o necessário.

Porém, hoje vamos te mostrar que nem sempre um feedback negativo deve ser considerado ruim. Continue lendo para aprender mais sobre esse assunto!

Feedbacks podem transformar positivamente a sua empresa!

Mas para que isso ocorra você precisa aprender a separar atitude/opinião de sentimento.

Isso porque quando dados de maneira inteligente, os feedbacks podem ser como críticas construtivas, no começo pode até te ferir, mas após algum tempo será a base para a construção de uma nova versão sua.

Mesmo sabendo disso, muitas pessoas fogem na hora de dar ou receber um feedback, por se sentirem constrangidos. Assim, essa situação ainda é pouco discutida, já que para alguns profissionais, essa é uma situação desagradável que não leva a lugar algum.

Mas tenha cuidado, se você faz parte desse time de profissionais, saiba que você pode estar perdendo muitas oportunidades de crescer.

Veja também: 3 dicas essenciais de planejamento tributário para empresas optantes do Simples Nacional

Feedback não é crítica, é crescimento!

Você pode começar vendo o feedback como um ajuste, dentre várias responsabilidades que existem dentro de uma empresa, a grande maioria pode ser ajustada, a partir de novos aprendizados.

Quando alguém te mostra onde é possível melhorar tudo se torna mais fácil, com a rotina passamos a fazer tudo no automático, e acabamos esquecendo de aperfeiçoar nossas habilidades. 

Assim, quando alguém te aponta onde estão seus erros ou oportunidades de melhoria, você recebe uma chance enorme de crescimento pessoal e profissional, mas isso ainda pode ser ampliado e oferecido para toda a sua empresa.

Peça feedbacks!

Se você ainda não recebe, é importante pedir feedback dos seus clientes e colegas de trabalho, já para dar feedbacks para sua equipe você pode escolher um gestor. Você também não precisa pedir constantemente, apenas regularmente.

Você precisa dar e receber feedbacks referente a 3 áreas: 

  • Em quais áreas você tem se destacado?
  • Em quais áreas você possui uma grande oportunidade de se desenvolver?
  • Quais são as competições que você deve trabalhar primeiro?

Nós como seres humanos sempre podemos evoluir e nos desenvolver, mas para isso é preciso conhecer uma oportunidade, e é para isso que o feedback serve, para apontar em quais áreas temos essa oportunidade.

E não se esqueça de dar feedbacks completos, não superficiais, como precisa melhorar ou está ótimo, seja específico e fale sobre o seu ponto de vista.

Além disso, você como empresário ou gestor deve incentivar que seus funcionários busquem se aperfeiçoar em sua área.

Poucas empresas realizam essa prática, mesmo sabendo que ela é fundamental para que os funcionários se sintam ouvidos e observados.

Hoje em dia, grande parte dos profissionais buscam empresas que permitam o seu desenvolvimento pessoal. Por isso, essa é uma grande oportunidade para o seu negócio.

Você gosta de receber feedbacks ou acha que isso não interfere no seu crescimento pessoal e profissional? Nos conte nos comentários e veja nossos outros conteúdos em nosso blog!

Referência:

https://www.contabeis.com.br/artigos/7425/feedbacks-como-saber-lidar/

Abrir Empresa