Primeiramente, você precisa entender o significado do termo “holding”, essa palavra vem do verbo “to hold” em inglês, e significa guardar, assegurar ou controlar algo.
Já na contabilidade, o termo holding é uma empresa, porém um pouco diferente do que você possivelmente já viu. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre este tipo de empresa!
O que é Holding?
Basicamente é uma empresa, porém seu objetivo é participar de outras empresa como sócia ou acionista, deste modo, o patrimônio dessa empresa vem de ações ou cotas de outra empresa.
Esse tipo de organização societária é um empreendimento que controla outros, podendo ter participação significativa ou não. Mas também pode ser usado apenas para realizar investimentos ou para a blindagem patrimonial.
Quais são os tipos de Holding?
Uma holding pode possuir algumas classificações, como:
Holding Pura
Na qual esse tipo de empresa não foi criado para exercer atividades empresariais ou comerciais, tendo como único objetivo apenas participar do capital de outras empresas como sócio ou investidor.
Nesse caso, a sua receita será composta apenas por juros de capital próprio e pela distribuição de lucros feita pelas empresas na qual a holding participa.
Holding Mista
Este tipo de holding, participa do capital das outras sociedades, e também exerce atividades comerciais ou empresariais, ao contrário da holding pura.
Holding Familiar
Ela pode ser uma holding pura ou mista, de administração, organização ou patrimonial. A sua principal diferença dos demais tipos é ser usada como planejamento, que é criado por seus membros.
Essa holding também possui o controle patrimonial de uma ou mais pessoas físicas da mesma família, como a posse de bens e participações societárias em seus nomes.
Leia também: Descubra como a revisão contábil funciona!
Sendo assim, uma família com posses, pode constituir uma holding, impedindo a entrada de terceiros. Desta forma, todos os bens dessa família são administrados pelos seus membros, sendo os mesmos que compõem a empresa.
Holding Imobiliária
Esse tipo de empresa tem como objetivo ser proprietária de imóveis, assim o empresário pode utilizar a holding para gerenciar os lucros obtidos pela locação dos mesmos.
Holding Patrimonial
Tem como objetivo principal adquirir bens para patrimônio próprio, nesse caso o holding será utilizado para diminuir os impostos praticados através de elisão fiscal e também para proteger o patrimônio.
Holding de Controle
Seu objetivo é participar ativamente das outras sociedades, por meio da sua participação societária.
Holding de Participação
Neste caso, a holding também possui sociedade de participação, porém nesse caso como participação minoritária.
Holding de Administração
Esse tipo de holding é uma sociedade criada para centralizar a administração de outras sociedades em uma única empresa, com o objetivo de facilitar o gerenciamento de vários empreendimentos.
Quais são as vantagens de criar uma holding?
Existem diversas vantagens que tornam a abertura de uma empresa holding, mas a principal e a que mais atrai os empreendedores é a economia tributária.
Se você se interessou em saber mais ou até mesmo em abrir uma empresa holding. Entre em contato conosco e solicite mais detalhes. Afinal, antes de qualquer passo é sempre bom consultar um contador ou um escritório experiente!
Referências:
Holding: saiba o que é e seus tipos (contabeis.com.br)
https://www.previsa.com.br/contabilidade-para-holding-conceitos-e-suas-vantagens/