Para manter uma empresa de pé, o controle fiscal e financeiro não pode ser deixado de lado. Porque é com base nesses indicadores financeiros e nos documentos fiscais que será possível verificar a real situação financeira da empresa.
Porém, quando algo não vai bem, é preciso agir rapidamente para identificar e solucionar o problema antes que a empresa seja muito afetada.
Para isso, as empresas costumam executar uma auditoria em suas contas, porque esse é o procedimento mais adequado para se fazer quando há possíveis erros.
Mas, a auditoria pode ser bastante complexa, sendo necessário realizar várias etapas, mas quando é preciso investigar profundamente alguma informação ou documento fiscal, é preciso realizar uma revisão contábil.
Para saber mais sobre esse procedimento, continue lendo até o final!
O que é uma revisão contábil?
A revisão contábil é um procedimento que pode ser feito caso necessário durante a auditoria financeira, com o objetivo de investigar mais a fundo e analisar as informações que foram encontradas durante a auditoria.
Esse procedimento não é tão amplo quanto a auditoria, porém ele é capaz de analisar profundamente e de forma rigorosa as informações financeiras e contábeis que forem levantadas durante a auditoria.
A revisão geral da auditoria, por conta dos seus vários critérios, só é feita em empresas de pequeno porte, porque seus demonstrativos financeiros e demais documentos fiscais não somam um volume muito alto.
Geralmente as revisões fiscais são realizadas em:
- Escriturações fiscais;
- Cálculos tributários;
- Registros de pagamentos de impostos;
- Notas fiscais que foram emitidas;
- Obrigações acessórias.
Quando a revisão é solicitada, na maioria das vezes, as informações analisadas são dos últimos 5 anos de atividade, para verificar a veracidade das informações que foram enviadas ao fisco.
Por isso, é recomendado que todo documento financeiro ou fiscal seja guardado por no mínimo 5 anos.
Além disso, os créditos fiscais também podem precisar de revisões contábeis, para apontar possíveis erros e mostrar em que momento os créditos não foram utilizados de maneira proveitosa.
A revisão contábil é um complemento da auditoria?
Podemos dizer que sim, já que a revisão tem como base o que a auditoria extraiu durante as suas etapas.
Então como a auditoria trabalha por meio da amostragem, a revisão pode ser solicitada para analisar melhor e mais profundamente alguma informação, para que a auditoria fique ainda mais completa e seja capaz de identificar os principais erros na contabilidade da empresa.
Sendo assim, a auditoria aponta os erros durante a investigação de possíveis problemas e inconsistências na contabilidade, e a revisão contábil analisa profundamente alguma informação que foi apontada pela auditoria, na qual era preciso receber informações mais específicas.
Desta forma, a revisão contábil é utilizada para dar mais segurança para o auditoria, proporcionando mais veracidade às informações que o auditor necessita.
Sua empresa já passou por uma auditoria? Se após ler esse artigo você desejar verificar a real situação financeira da sua empresa, entre agora mesmo em contato com um de nossos contadores e solicite o nosso auxílio!
Referência: https://www.facilite.co/revisao-contabil/