Blog JML

Blindagem Patrimonial: Saiba como proteger o seu patrimônio!

Quando se tem uma empresa, independentemente do seu porte, todo cuidado é pouco, e se você ainda não pensa assim, está na hora de mudar. Uma das melhores formas de proteger o seu patrimônio é por meio da blindagem patrimonial. 

Não importa se é um patrimônio pessoal, sua empresa, dos sócios ou investidores da organização, é uma excelente forma de não correr riscos desnecessários. Continue lendo para saber mais sobre como proteger o seu patrimônio!

Leia também: O que é Sociedade Limitada e como esse tipo de empresa funciona?

O que é Blindagem Patrimonial?

Nada mais é que uma forma de proteger um patrimônio, a blindagem patrimonial é composta por diversas medidas ou ações que são capazes de evitar o surgimento de problemas ou encargos jurídicos, que poderiam facilmente atingir o patrimônio da empresa ou até mesmo o pessoal.

Essa é uma estratégia que marcou os anos 90 no Brasil, já que devido ao período da hiperinflação e do congelamento das poupanças, os empresários começaram a buscar uma maneira de preservar o seu patrimônio, a fim de evitar prejuízos e vários outros problemas burocráticos que podem acontecer repentinamente.

Sendo assim, a principal vantagem de investir em uma blindagem patrimonial é a segurança e tranquilidade de que seu patrimônio estará seguro, mesmo diante de uma crise.

Em quais situações ela pode proteger uma empresa?

Vivemos em uma caixinha de surpresas e totalmente desprotegidos de contratempos. 

Mas a blindagem patrimonial funciona como um bom investimento, que irá proteger e diminuir consideravelmente as chances de que algum patrimônio seja perdido devido alguma eventualidade da vida.

As situações que podem ser protegidas pela blindagem patrimonial estão relacionadas a questões tributárias, como a falta pagamento de impostos e problemas com o fisco,  societárias, como o fim de um sociedade e disputa de capital entre os sócios de uma empresa, familiares e de sucessão, além de também de proteger de questões trabalhistas.

Quais são os principais riscos de não investir na Blindagem Patrimonial?

Essa não é uma obrigação que os empresários devam seguir, é apenas uma recomendação. Entretanto, optar por não realizar uma blindagem patrimonial pode deixar os seus bens expostos e suscetíveis a serem até tomados.

Mas os riscos não acabam por aí. Confira mais alguns:

Questões Trabalhistas 

Ocorre quando a empresa é notificada judicialmente em decorrência de problemas trabalhistas, podendo ser por causa de dívidas e multas que podem afetar o patrimônio das pessoas físicas.

Problemas Tributários 

Esses problemas podem ocorrer por conta da gestão fiscal e tributária feita incorretamente, o que leva a prejuízos que podem comprometer o patrimônio da empresa e até mesmo dos sócios.

Riscos Societários 

Manter uma relação societária pode ser bem complicado. Mesmo que você e seus sócios possuam uma boa relação, podem haver incompatibilidades que resultem em discussões e até mesmo disputas judiciais.

Riscos Familiares 

Quando se tem uma empresa familiar, qualquer briga relacionada a família, pode afetar a gestão do seu negócio. Assim, disputas judiciais e vários outros problemas podem afetar o seu patrimônio. Lembrando que casamento, divórcio ou falecimento de qualquer um dos sócios, pode impactar diretamente no patrimônio da empresa.

Todos esses problemas que acabaram de ser citados podem ser evitados com a Blindagem Patrimonial, que servirá de barreira para que nada afete seu patrimônio.

Quer aprender mais sobre assuntos relacionados à contabilidade e tudo o que pode afetar o seu negócio? Nos siga nas redes sociais e acompanhe o nosso blog toda terça-feira e quinta-feira para não perder nenhum conteúdo!

Referência: https://massicano.adv.br/direito-societario-e-empresarial/blindagem-patrimonial-o-que-fazer-para-que-seu-patrimonio-pessoal-nao-seja-afetado/

Abrir Empresa