Se você pretende se tornar um empresário, já deve ter se deparado com os vários tipos de empresas, regimes tributário e várias outras informações que te encheram de dúvidas. Mas não se preocupe, hoje nós vivemos aqui respondendo uma das dúvidas mais comuns sobre os tipos de empresa.
O que é Sociedade Limitada?
Sociedade Limitada ou LTDA como é mais conhecida, é um dos tipos jurídicos de empresas mais utilizados atualmente no Brasil. Isso porque esse modelo jurídico permite a separação dos bens da pessoa física dos bens da pessoa jurídica.
O que o torna uma ótima opção, já que empreender não é nada fácil e ainda é muito arriscado, por isso esse tipo é muito escolhido, porque o patrimônio da pessoa física não é afetado caso a empresa apresente problemas financeiros.
Há diversos riscos que cercam a abertura de uma empresa, por isso, é natural que o futuro empresário invista um certo valor e depois separe a sua vida jurídica da pessoal para que seu patrimônio não fique comprometido por problemas financeiros que a empresa adquiriu.
O termo Limitada é a barreira jurídica que protege o empresário, criando uma barreira de segurança entre os bens e o valor incorporado para a criação da empresa e os bens de cunho pessoal.
Além disso, a Sociedade Limitada (LTDA), é uma empresa que deve ser aberta por mais de um sócio, contando com uma divisão de responsabilidades discriminada em um Contrato Social.
Entretanto, se você pretende abrir uma empresa sozinho e pretende optar por uma LTDA, existe a possibilidade de optar por uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), que é um tipo de empresa que necessita apenas de um sócio único.
Como funciona esse tipo jurídico na prática?
Colocando isso em uma situação real, digamos que você abra a sua empresa com alguns sócios e após um tempo de funcionamento apareçam algumas dívidas que estarão limitadas ao patrimônio do seu negócio.
Digamos ainda que seja uma pequena indústria no formato LTDA, o montante investido para a sua abertura foi utilizado para a compra de insumos, matéria-prima, pagamento de funcionários, contas fixas e outros gastos iniciais.
Assim, vamos supor que você gastou um alto valor para a produção dos seus produtos, esperando que houvesse um bom retorno, porém como nem tudo são flores, sua empresa sofreu com atraso na produção e enfrentou uma grande dificuldade para vender, resultando em uma dívida
Como a sua empresa é uma LTDA, por mais que ela enfrente algumas dificuldades financeiras, você e os seus sócios podem ficar tranquilos, porque a Sociedade Limitada garante que os seus bens pessoais não sejam confiscados para o pagamento da dívida, já que as cobranças são limitadas ao patrimônio empresarial.
Quer saber mais sobre esse tipo de empresa e como criar a sua? Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para saber tudo sobre esse e outros assuntos sobre contabilidade, empreendedorismo e muito mais!
Referência: