Blog JML

3 dicas essenciais de planejamento tributário para empresas optantes do Simples Nacional

A gestão tributária é a base de qualquer empresa, e também um dos fatores determinantes para o crescimento da mesma. Por isso, se você faz parte do regime tributário Simples Nacional, continue com a leitura para saber mais sobre o planejamento tributário !

Saiba quais são as 3 dicas essenciais de planejamento tributário para a sua empresa!

Não precisamos nem te dizer que o sistema tributário brasileiro não é nada fácil, até porque você já está vivenciando ele na pele, mas um fato interessante é que apesar da sua complexidade, com a gestão correta ele pode impactar positivamente no crescimento do seu negócio. Então confira as as nossas dicas:

1 – Analise os custos tributários da sua empresa

Esses impostos que você deve analisar estão inseridos nas compras e vendas de produtos ou serviços, para realizar essa análise se faça as seguintes perguntas:

O produto possui ICMS-ST já incluso durante as operações de compra e venda?

Existe alguma exceção tributário para esse produto ou serviço?

Nele há tributação monofásica ou algum beneficiamento?

No final do mês, ele te trará prejuízo ou lucro?

São perguntas simples, mas que irão te ajudar a conhecer mais a fundo a sua empresa e também a analisar onde os custos tributários da sua empresa estão inseridos.

2 – Foque somente nas operações com maior custo tributário

Para que você realmente veja um bom resultado na redução dos custos tributários, você precisará ter conhecimento sobre a situação e focar apenas onde está o verdadeiro problema.

Se o seu problema está no ICMS, você precisa encontrar uma solução que reduza os seus prejuízos e abaixe os custos. Nesse caso, você precisa descobrir se você possui o fornecedor correto, se o regime tributário do Simples Nacional é o mais adequado para a sua empresa e muito mais.

Além disso, você precisa saber que a gestão tributária deve ser realizada todos os meses, para que você acompanhe de perto qualquer alteração que possa prejudicar o seu negócio.

3 – Crie um plano de ação

Você já descobriu a raiz do problema, agora só falta agir, mas antes de sair fazendo a primeira coisa que te veio à mente, nós precisamos te dizer: Não faça nada antes de ter um bom plano de ação!

Primeiramente, esta é uma fase delicada, que deve preferencialmente ser feita por um especialista tributário, podendo ser o seu contador, desde que ele realmente entenda do assunto.

Para o seu plano de ação você deve estudar profundamente todas as situações que foram encontradas e identificar a melhor solução para resolvê-las.

Um exemplo bem simples é recorrente é: a maioria das empresas com problemas tributários, só estão enfrentando essa situação por estarem no regime tributário errado, isso porque nem sempre o Simples Nacional é o adequado para determinada empresa.

Por isso, é fundamental que você conte com um contador, porque ele poderá te orientar durante a escolha do regime tributário em que o seu negócio mais se encaixa.

Planejar a gestão tributária da sua empresa pode te trazer inúmeros benefícios, principalmente relacionados ao crescimento dela. Ao começar empreender, você deve saber que o contador será o seu melhor amigo durante essa jornada, isso porque ele será capaz de te auxiliar em processos que você nem imagina.

Para ter acesso a mais dicas como essa, nos siga em nossas redes sociais!

Referência:

https://www.contabeis.com.br/artigos/7392/planejamento-tributario-dicas-para-empresas-do-simples-nacional/?utm_source=destaque&utm_medium=articulista&utm_campaign=Home

Abrir Empresa