Poucos lucros, atendimento ineficiente, falta de atenção no pós-venda, gastos excessivos e desnecessários, pagamentos atrasados, regime tributário incorreto, pagamento de mais impostos do que o necessário e muito mais. Esses são apenas alguns dos sinais de que a saúde financeira do seu negócio não vai bem.
A consultoria financeira funciona como uma consulta médica, porém ela dará um diagnóstico preciso sobre a atual situação financeira da sua empresa, permitindo que você possa tomar decisões assertivas e preveja algumas situações futuras.
Um pouco mais sobre Consultoria Financeira
Se a sua empresa ainda não recebeu um diagnóstico, você não pode esperar mais, identificar os problemas e estudar soluções é a melhor maneira de evitar que algo ruim aconteça.
Mas, um diagnóstico financeiro só é totalmente eficiente quando é elaborado por um profissional que realmente sabe o que está fazendo, ou seja, um especialista.
Isso porque será por meio do diagnóstico obtido após a consultoria financeira, que será possível descobrir falhas na gestão da empresa e enfim traçar para que elas sejam corrigidas e contornadas.
Este diagnóstico irá avaliar cada detalhe da sua gestão financeira, para isso, o responsável pela consultoria irá reunir todos os dados e informações que façam parte da sua rotina financeira.
Esse processo fará um raio x no negócio, identificando o faturamento da companhia, o fluxo de caixa, valores a serem pagos ou recebidos e qualquer outro tipo de movimentação financeira.
O desempenho financeiro do seu negócio e o modelo de negócios serão medidos através de diversas análises das informações contábeis, registros em planilhas, dados do planejamento estratégico e por meio de uma conversa/questionário com os seus gestores.
Após reunir todas as informações que forem necessárias, o seu consultor financeiro irá definir e criar estratégias para corrigir e melhorar as falhas que foram notadas, mas também prevenir futuros erros, por meio de uma projeção futura.
Através do diagnóstico financeiro da sua empresa, você poderá usá-lo como base para tomar decisões importantes.
Leia também: 5 erros que chamam a atenção do Fisco
O que a consultoria financeira irá avaliar para ter um diagnóstico preciso?
Para que haja um diagnóstico preciso e completo sobre a saúde financeira da sua empresa, a consultoria financeira deve avaliar os seguintes processos:
- Faturamento: focando em observar a clareza das informações e dos últimos números que foram registrados;
- Despesas: enumerando e organizando tudo o que deve ser pago, como os impostos, contribuições, salários, pró labore, fornecedores, e vários outros gastos;
- Estoques: identificando o valor do estoque da empresa, incluindo todas as despesas;
- Saldos a receber: observando e organizando de forma clara tudo o que a empresa ainda tem a receber, comparando os valores mês a mês;
- Capital de giro: verificando todos os recursos financeiros da empresa, tem como foco verificar se há recursos o suficiente para a empresa se manter operando regularmente, pagando os custos e despesas ao longo do tempo;
- Provisão orçamentária: analisando os futuros gastos, realizando algumas estimativas de juros, encargos tributários, possíveis multas e outros.
Quer saber como anda a saúde financeira do seu negócio? Fale com o seu contador ou entre em contato conosco e solicite uma consultoria financeira completa!
Referência: