Blog JML

Os 5 erros que chamam a atenção do Fisco 

A legislação tributária brasileira é bastante complexa, por esta razão é extremamente necessário que as empresas contem com uma boa gestão tributária, para que o negócio se mantenha dentro das conformidades exigidas e não virem alvo do fisco. 

Os maiores erros que não devem ser conhecidos!

Para te ajudar, o CEO da e-Auditoria, empresa de tecnologia especializada em auditoria digital, Frederico Amaral listou os 5 maiores erros que mais chamam a atenção do Fisco. Venha conferir!

1 – Omissão de receitas

Não registrar receitas, documentos fiscais ou não realizar a escrituração contábil ou fiscal do seu negócio é o seu principal erro.

Pois isso acarreta na redução da base de cálculo dos tributos, que tem como resultado a redução do montante que deve ser recolhido.

Confira também: Venha descobrir o que é um plano de contingência!

2 – Transações financeiras incompatíveis

A maioria dos empresários não sabem, mas o governo e os órgãos fiscalizadores, possuem acesso a todas as movimentações financeiras e também aos dados de vendas através de cartões de crédito e débito. Ou seja, não dá para esconder nada, e nenhuma movimentação financeira sua pode passar despercebido.

O que você precisa entender é que o Fisco pode cruzar as receitas que você declarou com os valores que foram creditados na sua conta, além disso, ele também verifica a origem, comprovada através de documentação hábil e/ou idônea.

3 – Inconsistências no Registro de Inventário 

Qualquer incoerência no inventário já é um grande motivo para que o Fisco vá atrás da sua empresa, com base nos dados que são declarados no ICMS e nas NF-e (notas fiscais eletrônicas), é possível realizar um levantamento das movimentações que foram realizadas dentro desse período.

Além disso, problemas no fluxo de caixa, seja na entrada ou saída, podem gerar muitas penalidades para a sua empresa, podendo até mesmo comprometer a sua saúde financeira.

4 – Erros na apuração dos tributos 

O processo de cálculo e recolhimento dos tributos deve ser feito com muita atenção e de acordo com o seu regime de tributação, seja ele Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional, isso porque não há espaço para erros.

Devido a complexidade do nosso sistema tributário, não é difícil que um departamento fiscal cometa um erro, mas isso pode facilmente acabar com o seu negócio. Para isso, a sua melhor opção é contar com o auxílio de um escritório contábil, que conte com diversos departamentos e especialistas, assim como nos dá JML Contábil.

5 – Declarações acessórias inconsistentes 

O Fisco não tem o costume de autuar as empresas pelo que elas tentam esconder, mas sim pelo que elas declaram.

Isso ocorre de maneira eletrônica, o responsável por esse processo é  o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), um grande projeto nacional que compartilha e cruza informações nos âmbitos federal, estadual e municipal, criando assim um banco de dados, que o permitirá analisar as informações contábeis até mesmo em real.

Sendo assim, qualquer erro, por menor que ele seja, pode acarretar em uma autuação pelo Fisco. Por isso, todo cuidado é pouco, siga direitinho as orientações do seu contador e não tente esconder nada, isso pode acabar com o seu negócio.

Está precisando de ajuda? Nós podemos te ajudar! Nossa equipe multidisciplinar está preparada para manter a sua empresa enquadrada nas obrigações do Fisco. Venha conversar com um de nossos contadores!

Referência:

https://www.contabeis.com.br/noticias/51103/5-maiores-erros-que-chamam-a-atencao-do-fisco/

Abrir Empresa