Durante a pandemia milhares de empresas fecharam as suas portas, isso porque elas não estavam preparadas para sobreviver a imprevistos.
O plano de contingência é nada mais que um bom plano traçado para garantir a segurança e a estabilidade de uma empresa durante um período difícil.
O que é e para que serve um plano de contingência?
O plano de contingência é um documento muito bem elaborado, com diversas medidas preventivas e formas de execução, para que possam ser executados caso algum imprevisto ocorra.
Ele é basicamente um planejamento que tem como objetivo treinar, organizar, orientar, facilitar e até mesmo agilizar ações e dar respostas mais rápidas e assertivas, a fim de combater situações inoportunas.
Sendo assim, já é possível observar que se trata de um plano indispensável para as empresas.
Esse documento traz diferentes formas de se manter em pé mesmo se a empresa for tomada por uma crise. Para estruturar esse planejamento devemos considerar quatro fases:
- Avaliação da atual situação da empresa;
- Elaboração do plano de contingência;
- Viabilização das provas;
- Execução das ações.
Você também pode gostar de: IN 112: Saiba o que muda no registro das empresas
Qual é a importância do plano de contingência?
O plano de contingência é para as empresas uma saída para não ser fortemente afetado por um imprevisto, também serve para se recuperar de grandes perdas, garantindo assim que a empresa se mantenha de pé.
Um grande exemplo para demonstrar essa importância é a pandemia do novo coronavírus, que afetou empresas do mundo inteiro e fechou diversos negócios. As empresas que possuíam um plano de contingência possivelmente sobreviveram à pandemia, enquanto aquelas que não, infelizmente tiveram as suas portas fechadas.
Confira alguns dos pontos mais importantes do plano de contingência:
O plano de contingência é o que vai definir se a sua empresa sobreviverá com poucas perdas ou irá declarar falência. Ao criar esse planejamento a sua empresa irá conseguir sobreviver a uma pausa, seja ela por uma queda de energia, perda no número de funcionários, desastres ambientais ou questões de saúde pública, sem sofrer muitas perdas e sem ter um prejuízo financeiro capaz de de falir o seu negócio.
Redução de riscos
Ao menor sinal de um problema, os gestores da sua empresa estarão preparados e até mesmo treinados para contornar a situação com uma ação previamente discutida e prevista para esse momento.
Garantir o bom desenvolvimento da organização
Para garantir que não haja nenhum erro, o plano de contingência deve ser constantemente revisado e atualizado. Para isso, cabe aos responsáveis identificar possíveis riscos e trabalhar para que a situação possa ser solucionada caso venha acontecer.
Sendo assim, o plano de contingência é uma ferramenta fundamental para o futuro da sua empresa, pois é ela que irá minimizar os danos e reduzir ou até mesmo evitar prejuízos que poderiam facilmente encerrar as atividades da sua empresa.
Para que a sua empresa esteja protegida, é importante contar com uma boa equipe de profissionais que sejam especialistas nesse planejamento. Algumas empresas oferecem consultorias para empresas, ensinando a prever situações de risco e criar soluções para lidar com os imprevistos.
Sua empresa já conta com um plano de contingência? Se ainda não, está na hora de começar a buscar ajuda! A JML Contábil pode ser sua aliada durante esse processo, converse conosco!
Referência: