O endividamento bancário é a realidade de muitas empresas brasileiras, comprometendo os seus lucros e até mesmo causando a quebra das mesmas.
Para que isso não ocorra é extremamente importante que as empresas consultem as suas opções e tenha vários bancos que sejam parceiros do seu negócio.
Descubra agora quais são os principais erros que as empresas cometem em relação ao endividamento bancário!
Captação de recursos sem se adequar aos parâmetros adequados
Os empresários geralmente buscam apenas pelas melhores taxas, sem se importar com os parâmetros e com as condições específicas da sua empresa.
Isso porque qualquer comparação feita incorretamente ou a sua falta, pode acarretar em fechamento de contratos inadequados e até mesmo prejudicial à empresa, com taxas e juros abusivos, prazos de pagamentos absurdos e muito mais.
Você também pode gostar de: Saiba quais impostos devem ser pagos pelas PMEs
O início da captação
Ou o início de um verdadeiro círculo vicioso. Isso ocorre quando a empresa capta um empréstimo ou linha de crédito para o pagamento de uma outra operação bancária. Se tornando um processo sem fim e que só aumentará o endividamento da empresa.
Quando a garantia real faz parte de todo o processo
Toda e qualquer garantia que for prometida durante a abertura de uma linha de crédito deve ser analisada a fundo, para evitar problemas no fluxo de caixa e até mesmo perder o capital de giro.
Isso ocorre principalmente quando a instituição financeira atrela os contratos e os recebíveis, por isso, você deve estar sempre atento.
Aumento do endividamento simultaneamente ao aumento de custos financeiros
A partir do momento em que você reina uma operação de crédito em qualquer instituição financeira, você passará a ser monitorado através do SISBACEN, a partir daí as suas taxas e limites de garantia passam a aumentar, gerando um grande transtorno para a empresa.
Reestruturação Administrativa
Apesar de ser um processo assustador para a grande maioria dos empresários, essa pode ser a única saída para virar o jogo e não perder o seu negócio.
A reestruturação pode ser feita de muitas formas, como: Revisão contratual, redução do quadro de funcionários, acordo com fornecedores, readequação do endividamento, suspensão de pagamentos de impostos e muitas outras medidas.
Negociação Administrativa como alternativa antes da Recuperação Judicial
Para negociar as dívidas bancárias, a melhor opção é fazê-la da maneira mais amigável possível, devendo ser feita preferencialmente de forma administrativa.
Para manter uma empresa saudável é extremamente necessário contar com o auxílio de um especialista em negociações bancárias, para que todo o processo seja feito corretamente e tenha os riscos minimizados. Assim os bancos podem entender que a empresa está passando por um momento difícil e está em busca de uma solução profissional para reverter a atual situação.
Além disso, um bom escritório contábil também pode ser muito benéfico para o seu negócio, já que ele tende a contar com diversos profissionais de várias especialidades diferentes locais, assim você tem acesso a uma equipe multidisciplinar prontamente apta para solucionar os seus problemas financeiros.
Referência:
https://www.contabeis.com.br/noticias/51042/entenda-quais-sao-os-7-pecados-comuns-em-empresas/