Blog JML

Novas normas de contabilidade para microempresas em 2022.

A contabilidade está em constante mudança, e você como micro e pequeno empreendedor, deve estar sempre se informando sobre as novas normas e obrigações.

No final do ano de 2021, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), fez a publicação de duas novas Normas de Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas, selas são: NBC TG 1001 e a NBC TG 1002.

Essas são normas de contabilidade são direcionadas especificamente para as Microempresas (ME) e para as Empresas de Pequeno Porte (EPP), sua publicação teve como objetivo atualizar as antigas normas que estavam em vigor.

Saiba mais sobre as novas normas!

Atualização

Os pequenos empreendimentos quando somados correspondem a cerca de 90% das empresas brasileiras, por esta razão, as micro e pequenas empresas requerem mais acompanhamento. Após uma série de críticas, o CFC resolveu acatar as reclamações e atualizar as normas.

A decisão de atualizar as normas foi tomada por conta das críticas recebidas de profissionais contábeis e outros da área, e isso foi mais que o suficiente para que o CFC constatasse que as normas realmente precisam de mudanças.

Sendo assim, devido ao grande número de pequenos negócios, ficou evidente que para que eles possam continuar com as suas atividades, seria necessário a criação de normas que os auxiliassem durante a gestão financeira do seu negócio.

Anteriormente, as duas principais normas que orientavam a contabilidade para os micro e pequenos empresários, eram: 

  •  NBC TG 1000 (R1) – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas;
  •  ITG 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. 

Você também pode gostar de: O que esperar da economia em 2022?

As novas normas!

Conheça agora as novas normas de contabilidade para as Micro e pequenas empresas:

  • NBC TG 1001 (Contabilidade para Pequenas Empresas)

Essa norma se aplica especificamente às pequenas empresas, entrando em vigor a partir de 01/01/2023. Porém, está autorizada a adoção antecipada da norma a partir de 01/01/2022.

Para esta NBC, para que se possa aplicar a norma, são consideradas Pequenas Empresas, aquelas que possuem a receita bruta acima de 4,8 milhões de reais por ano, ou até 78 milhões de reais anualmente, a partir do seguinte ano.

Estando dividida nas seguintes seções:

Conceitos e princípios gerais; apresentação das demonstrações contábeis; balanço patrimonial; demonstração do resultado; demonstrações das mutações do patrimônio líquido e de lucros ou prejuízos acumulados; demonstração dos fluxos de caixa; notas explicativas às demonstrações contábeis; demonstrações consolidadas e combinadas; políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro; ativos e passivos financeiros alcance; estoques; investimento em controlada, em controlada em conjunto, em coligada e outras participações societárias; ativo imobilizado; passivo e patrimônio líquido; e muito mais.

  • NBC TG 1002 (Contabilidade para Microempresas)

Como na norma de contabilidade acima, a NBC TG 1002 entra em vigor a partir de 01/01/2023 e também está autorizada a ser adotada antecipadamente, a partir do primeiro dia de 2022.

Esta norma é direcionada às Microempresas que possuem uma receita bruta de até 4,8 milhões de reais por ano.

Estando dividida em seções:

Conceitos e princípios gerais; apresentação das demonstrações contábeis; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; demonstração de lucros ou prejuízos acumulados; ativo intangível; arrendamentos e aluguéis; patrimônio líquido; receitas e despesas financeiras; transações em moeda estrangeira; e outras.

Você possui dúvidas de por onde começar a contabilidade da sua empresa? A JML tem a solução! Entre em contato agora mesmo e venha saber como nós podemos te ajudar!

Fontes:

https://www.jornalcontabil.com.br/veja-as-novas-normas-de-contabilidade-para-micro-e-pequenas/

https://www.instagram.com/p/CYo1A6tM9y0/?utm_medium=copy_link

Abrir Empresa